As duas principais características do Renascimento Cultural foi o antropocentrismo e o humanismo que praticamente são as mesmas coisas,o humanismo fala que o homem é o centro do universo,o humano ocupando o lugar central até então dominado pelo divino e o extraterreno.
,
quinta-feira, 30 de maio de 2013
terça-feira, 28 de maio de 2013
Video: O Renascimento Cultural
Peguei este vídeo,pois há uma explicação muito boa sobre o Renascimento Cultural,bom material para estudo.
A Criação de Adão
"O braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, o qual está com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador. Os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância."
Essa frase representa que o homem esta mais ligado a deus,e como ele se torna o centro de tudo
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Principais Reformadores
João Calvino
Nasceu em 1509 na cidade francesa de Nóyon na Picardia. Seu pai era cidadão abastado e por isso se valeu do benefício de estudar na Universidade de Paris. Depois foi estudar advocacia na Universidade de Orleans e em Bourgs. Calvino converteu-se às idéias reformadas em 1533. Foi forçado a abandonar a França por colaborar com a reforma, instalando-se em Basiléia onde terminou sua obra “As Institutas da Religião Cristã”.Martinho Lutero
Nasceu na cidade Eisleben, em 10 de Novembro de 1483. Veio de uma família humilde, seus pais Hans Luther e sua mãe Margarete Ziegler Luther eram camponeses. Teve uma próspera carreira acadêmica: foi ordenado sacerdote em 1507 entrando na ordem agostiniana, estudou filosofia na Universidade de Erfurt, doutorou-se em teologia e lecionou como professor em Wittemberg. Também recebeu o grau de mestre em artes. Lutero deixou oficialmente a igreja romana em 1521.O renascimento cultural
Foi o primeiro grande movimento burguês dos tempos modernos,o Renascimento apresentava o estado laico,racional e cientifica.Ela tentava sepultar os costumes medievais,sobretudo os teocêntricos ou seja os que tinha como base a religião e Deus.
Seus principais elementos foram a redescoberta da arte e da literatura da Grécia e Roma,o estudo cientifico do corpo humano e do mundo natural.
O renascimento foi um movimento anticlerical e antiescolástico,pois a cultura leiga e humanista opunha-se a cultura religiosa medieval.
Caracteristicas gerais do Renascimento Cultural.
- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média
domingo, 26 de maio de 2013
Renascimento Comercial na Europa
Renascimento Comercial na Europa
Com o sistema feudalismo decadência, surgiram novas técnicas de produção. Essas técnicas fizeram com que a mão-de-obra daquela época migrasse da agricultura para outras funções, como artesanato e comércio. Assim, o comércio foi ressurgindo em vários lugares da Europa Ocidental.
As principais cidades da rota comercial européia eram Veneza e Gênova, que devido a sua posição geográfica privilegiada, tornaram-se grandes centros urbanos e comerciais.
As principais cidades da rota comercial européia eram Veneza e Gênova, que devido a sua posição geográfica privilegiada, tornaram-se grandes centros urbanos e comerciais.
sábado, 25 de maio de 2013
Renascimento Cultural
Na Europa nos seculos XV e XVI intensificou-se na Europa,a produção de artística e cientifica,o renascimento cultural pode ter sido uma influencia direta do renascimento urbano e comercial,pois muitos comerciantes acumularam fortunas,dando-se ao luxo por ter uma condição financeira boa eles começaram a investir na produção artística de escultores,pintores,escritores,arquitetos,entre outros.
Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época,essa ajuda tinha o objetivo de deixar essas pessoas mais conhecidas ente a população entre a região que atuavam,nesse período era muito comum elas pedirem pinturas(retratos) e escultura junto ao artista.
''Mona Lisa'' de Leonardo da Vinci,umas das principais obras do renascimento. |
A valorização da cultura greco-romana, como paradigma no plano intelectual e artístico;
A glorificação do homem, o qual foi colocado no centro de tudo (antropocentrismo);
A busca de um padrão intelectual que transcendesse as fronteiras nacionais (universalismo);
A importância da Natureza e de seus fenômenos;
O racionalismo e o espírito crítico, que se traduziram na adoção da observação e de métodos experimentais. O racionalismo é um marco histórico característico do Renascimento, embora não
O comercio do renascimento urbano.
O comercio |
Como pode se observar na imagem,começou a existir um comercio,a moeda desse comercio era moedas,moedas de ouro,prata e o valor dependia muito da pureza do metal que ela era feita e também de seu peso.
Essas moedas eram emitidas pelos reis ou pelas cidades que tinham a autorização real,mas havia um problema,a moeda não valia para outra cidade e com isso passaram a existir os cambistas,que faziam a troca das moedas,depois esses cambistas viraram os banqueiros.
As mercadorias em sua grande parte eram:
Seda |
Especiarias |
Porcelana |
Ouro(o mineral,geralmente usado para fazer construções,usado para enfeite) |
sexta-feira, 24 de maio de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Vida de martinho Lutero
Nascido em Eisleben, Alemanha, a 10 de novembro de 1483, Lutero era filho de camponeses católicos alemães. Como era comum na época, foi alvo de uma disciplina rígida. O menino Lutero aprendeu, entre outras coisas, a orar aos santos, realizar boas obras e reverenciar o papa e a igreja.
Cedo, aos 5 anos, Lutero começou a estudar latim em uma escola local. Já aos 12 anos, foi aluno de uma escola de uma irmandade religiosa em Magdeburgo. Em 1505 recebeu grau de Mestre em Artes da Universidade de Erfurt, e em 1505 e começou a estudar Direito.
Pouco tempo após iniciar seus estudos de Direito, Lutero resolveu tornar-se monge e entrou no Mosteiro Agostiniano de Erfurt. A sua ordenação foi em 1507. Em seguida, deixou o Mosteiro para ensinar filosofia moral na Universidade de Wittenberg.
Continuando seus estudos, Lutero obteve o título de Doutor em Teologia. De 1513 a 1518, ensinou Teologia Bíblica na Universidade de Wittenberg. Nessa época, começou a tornar-se bastante conhecido. Após certa idade, Lutero começou a ser afligido por uma angústia que pode ser sintetizada em uma pergunta: se o coração da pessoa é governado pelo pecado, como pode esperar salvação diante de Deus? Por causa do que havia aprendido, procurou resposta – e paz – através de boas obras, incluindo jejuns e autoflagelação. Contudo, seu sentimento de incapacidade para sentir paz diante de Deus continuou, levando-o às portas do desespero.
A aflição de Lutero somente encontrou resposta no dia em que encontrou na Bíblia a certeza de que não há como alguém merecer o favor de Deus por causa de alguma coisa que faz; que a única forma de alguém obter o favor Deus é através da fé em Jesus Cristo; que é através da fé em Jesus que os pecados são perdoados por Deus. Este entendimento, conhecido como a doutrina da justificação pela fé, tornou-se um dos pilares do pensamento religioso de Lutero.
terça-feira, 21 de maio de 2013
Povos Bárbaros
Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano.
Os romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos: o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma invasão, muitas vezes violenta, que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de climas agradáveis.
Principais Povos Bárbaros
- Alanos: originários do nordeste do Cáucaso. Entraram no Império Romano entre os séculos IV e V. Ocuparam a região da Hispânia e o norte da África.
- Saxões: originários do norte da atual Alemanha e leste da Holanda. Penetraram e colonizaram as Ilhas Britânicas no século V.
- Francos: estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco (veja exemplo de obra de arte abaixo)
- Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica
- Anglos e Saxões: penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra
- Burgúndios: estabeleceram-se na sudoeste da França
- Visigodos: instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica (veja exemplo abaixo da arte visigótica)
- Suevos: invadiram e habitaram a Península Ibérica
- Vândalos: estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica
- Ostrogodos: invadiram a região da atual Itália
Renascimento Carolíngio
Entre os séculos VIII e IX, o franco Carlos Magno, principal figura da estirpe Carolíngia, constituiu o maior império cristão do ocidente europeu durante a Alta Idade Média. Dentre seus feitos, além das contribuições para a emergência do feudalismo, empreendeu esforços para reverter parte do processo de degradação da cultura grego-romana que marcou o referido período histórico, consequência das sucessivas ondas de invasões dos povos que, outrora, foram caracterizados pelos romanos como bárbaros. Nesse sentido, o intento deste artigo é ater-se a alguns aspectos da apropriação e fusão cultural promovida na ocasião, uma vez que seus resultados derivaram o que alguns estudiosos concebem como Renascimento Carolíngio.
O renascimento urbano
No final da idade media,entre os seculos XIII e XV a Europa passou por muitas transformações,as principais transformações foi o fortalecimento do comercio e o surgimento da burguesia que favoreceu o fortalecimento e nascimentos das cidades.
Essas cidades que surgiram com o renascimento urbano surgiram a partir dos burgos,essas cidades eram habitações fortificadas que serviam de residencia para os burgueses,com o aumento da economia das cidades, muitas pessoas começaram a abandonar o campo e tentar uma vida melhor nessas cidades,com isso ocorreu um grande êxodo na Europa,que foi a saída das pessoas dos campos para as cidades.
Essas cidades que surgiram com o renascimento urbano surgiram a partir dos burgos,essas cidades eram habitações fortificadas que serviam de residencia para os burgueses,com o aumento da economia das cidades, muitas pessoas começaram a abandonar o campo e tentar uma vida melhor nessas cidades,com isso ocorreu um grande êxodo na Europa,que foi a saída das pessoas dos campos para as cidades.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
O estilo Gótico surgiu na França, durante a Idade Média, com a construção da catedral de Saint-Denis, e se espalhou rapidamente pela Europa, é identificado como a Arte das Catedrais, e fortaleceu o movimento cruzadista e o papel da Igreja na sociedade.
O termo Gótico vem da palavra “godos” e foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, no entanto, atualmente, o termo já não expressa mais o sentido depreciativo que lhe fora impresso no passado.
A principal expressão da arte gótica foi a arquitetura, representada pelas construções de imponentes igrejas, que levava em torno de 300 anos para ficarem prontas. Então as cidades começavam a nascer ao redor das catedrais, por conta do elevado número de trabalhadores envolvidos na obra.
A escultura gótica desenvolveu-se paralelamente à arquitetura das Igrejas, procurando expressar o ideal de beleza da divindade.
Muitos relacionam a idade média apenas ao estilo gótico, ignorando a arte bizantina e a arte românica, que também datam deste período.
Toda a população da cidade participava e financiava a construção das catedrais, e isso estimulou a rivalidade entre elas. Notre-Dame foi construída em Paris com as abóbadas elevadas a mais de 30 metros de altura. Pouco tempo depois, Amiens ergueu uma catedral cuja abóbada atingia quarenta metros; Beauvais ultrapassou-as em seguida, com uma catedral cuja nave central tinha perto de cinqüenta metros de altura. Tal e qual a aeronave russa tupolev, a catedral de Beauvais desabou parcialmente, obrigando sua reconstrução.
Van Eyck, Van der Weyden e Memling, nos países baixos, Masaccio, Uccello, Veneziano e Pisanello, na Itália.
Gótico primitivo, ou Proto-gótico
Assumem-se as ideias base e dão-se os primeiros passos com a reconstrução da Abadia de Saint-Denis.
Gótico pleno, ou Gótico clássico
Aperfeiçoam-se as inovadoras técnicas de construção e entra-se na fase do domínio construtivo arquitetônico com o tempo das grandes catedrais
Gótico tardio
A expressão artística torna-se menos ambiciosa, fruto da crise econômica e da Peste negra do século XIV a par com uma religião mais terrena e mundana praticada pelas ordens mendicantes.
sábado, 11 de maio de 2013
O Império Carolíngio.
O Império Carolíngio, também conhecido como o Império de Carlos Magno, foi o momento de maior esplendor do Reino Franco (ocupava a região central da Europa). Este período ocorreu durante o reinado do imperador Carlos Magno (768 – 814).
Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino, o Breve. Conquistou a Saxônia, Lombardia, Baviera, e uma faixa do território da atual Espanha.
Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
Carlos Magno (742 d.C á 814 d.C) |
Assinar:
Postagens (Atom)